Ultrassonografia
O exame
O que é?
A visualização através do ultrassom é uma técnica médica usada para reproduzir imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. O exame não emite radiação como os Raios-X. Um transdutor transmite ondas sonoras até a área a ser examinada, que reflete essas ondas sonoras. O sistema de ultrassom converte as ondas sonoras refletidas em imagens bidimensionais ou tridimensionais. A visualização por ultrassom é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos especializados. Algumas das aplicações do ultrassom são: exames do abdômen, função renal, pélvico ginecológico, obstetrícia, urologia, mama, tiróide, musculoesquelética, cérebro-vascular, vascular periférica, transcraniana, cardiologia, exames neonatais e pediatria.
Quais são os benefícios do ultrassom?
A visualização por ultrassom é feita ao mesmo tempo em que o exame é realizado. Não havendo necessidade de processamento posterior. • O paciente sofre um mínimo de desconforto - somente a leve pressão do transdutor. • O ultrassom tem um custo compensador. • O ultrassom é predominantemente não invasivo, sem irradiação, dispensa a introdução de agulhas (a não ser em certos procedimentos muito especializados como amniocentese, biopsias etc.) • A anatomia dos órgãos pode ser visualizada e documentada. • O fluxo sanguíneo pode ser avaliado quantitativa e qualitativamente.
Como deve o paciente preparar-se para um exame de ultrassom?
Normalmente não há necessidade de preparo, mas o paciente deve seguir as orientações do médico antes do exame.
Quem executa o exame de ultrassom?
No Brasil, o Ultrassom só pode ser realizado por médicos.
O que deve ocorrer ao paciente durante um exame de ultrassom?
A maioria dos pacientes em geral não sofre de dores ou desconforto durante o exame de ultrassom. Uma pequena quantidade de gel (gelatina) é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo. O transdutor é movimentado lentamente ao longo da superfície da pele. Transdutores para o estudo de cavidades internas (endocavidades) são inseridos nas cavidades do corpo, o que permite a tomada de imagens de órgãos como ovários e útero (endovaginal) ou próstata e vesícula seminal (endoretal). Os transdutores estão protegidos por preservativos estéreis.
Quanto tempo dura um exame de ultrassom?
A duração de um exame pode variar em média de 10 a 60 minutos, dependendo do tipo e do número de órgãos solicitados para estudo e do que o médico pode eventualmente encontrar.
Como o exame de ultrassom é utilizado na gravidez?
Durante o primeiro trimestre - a partir de 6 a 8 semanas - já é possível visualizar o embrião e atestar sua vitalidade. O mais indicado nessa fase é o exame via transvaginal . Durante o segundo trimestre da gravidez, seu período intermediário, uma pesquisa anatômica do feto é realizada e cada aspecto da anatomia fetal é examinado ou medido e documentado. No terceiro trimestre temos uma visão clara da anatomia (face, órgãos internos, coração e etc) que auxiliam decisões sobre os procedimentos durante o parto.
O que acontece ao paciente após o exame?
Após o exame de ultrassom pouca coisa acontece. Não há efeitos colaterais conhecidos da aplicação de ultrassom. Um laudo é elaborado sobre os dados das imagens de ultrassom e arquivado na ficha do paciente.
Dicas
• Vista uma roupa confortável.
• Crianças pequenas no local do exame podem atrapalhar.
• Siga todas as instruções dadas pelo médico.
• Evite fumar antes de realizar o exame.
• Evite comer ou ingerir bebida com gás antes do exame abdominal porque isto provoca gases.